A academia

A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica reúne jovens estudantes de inúmeras escolas de música e orquestras comunitárias da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Durante quatro períodos de 6 meses, no total de 2 anos de programa, jovens na faixa etária entre 14 e 20 anos terão aulas individuais de seus instrumentos com os músicos especialistas da orquestra, além de prática de conjunto e disciplinas teóricas.
Nosso objetivo é criar um laboratório de aperfeiçoamento técnico e artístico para jovens artistas constituindo uma rede de contribuição entre os projetos musicais existentes na região metropolitana do Rio de Janeiro, e entre esses projetos e a Orquestra Petrobras Sinfônica.
A Academia Juvenil se iniciou em março de 2012 e conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Hope Vigilância e Sistema de Ensino PH.

Atividades

Nossas atividades se completam com um Atendimento técnico-social da maior relevância, constituído de auxilio para transporte e alimentação de todos os alunos, serviço médico e odontológico oferecido gratuitamente pela ONG Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) , acompanhamento de rendimento escolar pelos profissionais da orquestra, melhoria do equipamento por meio do projeto Dando Corda, onde um banco de cordas e instrumentos é criado exclusivamente para uso acadêmico dos alunos e, finalmente, estudos de repertório específico, acompanhados também pelos professores.

Nosso programa de estudos é dividido em três partes:

01 . Aperfeiçoamento técnico-instrumental

Aulas individuais semanais com os professores da orquestra em horários diferenciados.

02 . Aperfeiçoamento em percepção e teoria musical

Ditado e solfejo (básico e avançado), Harmonia e contraponto, Análise musical, Estética e História da Música com professores da orquestra.

03 . Aperfeiçoamento artístico

Prática de conjunto (Orquestra da Academia) aos sábados pela manhã e tarde, além da frequência à programação da OPES (Ingresso Acadêmico).

Músicos

Patrocinadores

Mantenedora OPES

Patrocínio

Realização