Audições

Audições Externas – 2º semestre 2017

A Academia Juvenil

É uma iniciativa de Responsabilidade Sociocultural e Artística da Orquestra Petrobras Sinfônica com a Comunidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nela, jovens músicos e seus projetos de origem podem se relacionar diretamente com uma das orquestras mais tradicionais do Brasil, em um programa de alta performance elaborado para jovens em formação musical de nível intermediário e que pretendam avançar em seu desenvolvimento técnico e artístico e ingressar nos cursos superiores de Música.

QUEM PODE PARTICIPAR

Alunos entre 14 e 20 anos que estejam sob orientação de professores particulares ou vindos de escolas de música, projetos sociais, escolas técnicas, conservatórios e orquestras juvenis de toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, matriculados e frequentando regularmente uma instituição de Ensino Básico. Excetuando-se aqueles que já ingressaram em um curso universitário, sendo de Música ou de quaisquer outras especialidades.

 

CURSO BÁSICO DA ACADEMIA

O Curso Básico tem duração de dois anos e é organizado em quatro semestres letivos, com avaliações e audições internas periódicas, o que requer rendimento médio mínimo dos alunos do programa. Contanto, são realizadas Audições Externas semestralmente, a fim de suprir eventuais vagas disponíveis e propiciar o ingresso de novos músicos a cada período letivo.

 

Atividades:

– Teoria e Percepção Musical – 2h30 coletivas, aos sábados;

– Prática de Orquestra – 2h coletivas, aos sábados.

 

NOVAS REGRAS PARA BOLSAS

ATENÇÃO: O candidato deve selecionar na ficha de inscrição online uma das categorias de bolsa abaixo:

 

Categoria 1 – Bolsas Coletivas

Benefício coletivo para alunos que desejam integrar nosso programa educativo e que já recebem orientação de professor particular ou suporte de algum projeto de base.

 

Esta categoria contempla:

– Disciplinas coletivas (Prática de Orquestra e Teoria e Percepção Musical)

– Alimentação

– Material didático
Não contempla:

– Aulas individuais de Técnica Instrumental

– Transporte

 

Categoria 2 – Bolsa Parcial

Além dos benefícios da Bolsa Coletiva, o aluno receberá aulas individuais de Técnica Instrumental, ministradas pelos principais instrumentistas da Orquestra Petrobras Sinfônica. Para esta categoria, deverá ser entregue, no ato da inscrição, a documentação probatória de Renda. Caso o responsável legal não possua contracheque, deverá solicitar a ficha probatória específica pelo email academia.juvenil@opes.com.br.

 

Esta categoria contempla:

– Disciplinas coletivas (Prática de Orquestra e Teoria e Percepção Musical)

– Aulas individuais de Técnica Instrumental

– Alimentação

– Material didático
Não contempla:

– Transporte

 

Categoria 3 – Bolsa Integral

(no semestre 2017.2 não serão ofertadas Bolsas Integrais)

Nesta categoria o aluno recebe todos os benefícios das categorias anteriores e também o auxílio transporte para as atividades coletivas e aulas individuais de técnica instrumental. Para esta categoria, deverá ser entregue, no ato da inscrição, a documentação probatória de Renda. Caso o responsável legal não possua contracheque, deverá solicitar a ficha probatória específica pelo email academia.juvenil@opes.com.br.

 

Esta categoria contempla:

– Disciplinas coletivas (Prática de Orquestra e Teoria e Percepção Musical)

– Aulas individuais de Técnica Instrumental

– Alimentação

– Material didático

– Transporte

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • As vagas disponíveis serão preenchidas em relação ao número total de bolsas oferecidas, respeitando as três categorias apresentadas neste edital;
  • Além da gratuidade do Curso Básico, podem ser proporcionados recursos para transporte, alimentação, material didático, instrumentos musicais e acessórios, de acordo com as três diferentes categorias de bolsas-auxílio oferecidas pelo programa. Instrumentos musicais e acessórios são oferecidos mediante solicitação do benefício pelo aluno e na medida da disponibilidade do acervo da orquestra;
  • São viabilizados, através das nossas parcerias sociais, acompanhamento odontológico e oftalmológico e curso de língua estrangeira;
  • A Academia Juvenil não realiza qualquer remuneração financeira para seus alunos.

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Consiste num programa de aprimoramento para estudantes que concluíram o Curso Básico da Academia Juvenil e que podem ser indicados pelo Colegiado para a etapa de imersão na programação da Orquestra Petrobras Sinfônica. Na Residência são realizadas três atividades principais:

 

– Monitoria das turmas do primeiro ciclo da Academia (Prática de Orquestra e Teoria e Percepção Musical);

– Laboratório de Música de Câmara (Prática de Conjunto) com orientação de profissional da Orquestra Petrobras Sinfônica;

– Atuação na programação oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob supervisão do professor responsável.

 

1) Cada jovem ingressa neste programa após sua formatura no Curso Básico, e conseguinte indicação do Conselho de Professores da Academia (Colegiado).

2) As exigências deste segundo ciclo do projeto incluem a realização de um recital na disciplina Laboratório de Música de Câmara, além da participação em um programa da Orquestra Petrobras Sinfônica a cada semestre letivo.

3) Serão orientadas pesquisas e relatórios sobre os conteúdos técnicos e artísticos investigados no programa, a serem entregues na conclusão de cada período, constituindo nosso modelo de Avaliação de Rendimento de Aluno, juntamente com os quesitos Assiduidade e Monitoria em Teoria e Percepção Musical.

 

REINGRESSO ESTUDANTIL

É uma etapa estratégica do nosso projeto destinada aos alunos mais jovens, entre 14 e 17 anos, que tenham concluído com excelência o primeiro ciclo da Academia antes de estarem aptos a realizar as provas de vestibular, ou que ainda não tenham desenvolvido a proficiência técnica e artística exigidas para serem aceitos no programa de Residência Artística. Esta é uma alternativa encontrada para manter os estudantes mais jovens em franca capacitação, possibilitando que eles permaneçam com a bolsa de estudos oferecida pela Academia por até quatro períodos extras. A indicação para o Reingresso também é realizada pelo Conselho de Professores da Academia (Colegiado).

 

SELEÇÃO DE ALUNOS

A seleção de novos alunos se dá por meio das Audições Externas que serão realizadas no domingo, dia 27 de Agosto de 2017, a partir das 11 horas, na sede da Orquestra Petrobras Sinfônica (Fundição Progresso à Rua dos Arcos, nº 24 – Lapa).

Para a seleção é preciso

Na prova de INSTRUMENTO:

  1. A) Deve ser apresentada uma Peça de Livre Escolha, bem estudada e fluente, ou trecho musical de curta duração (com cerca de 3 minutos) do repertório pertencente ao instrumento executado;
  2. B) Deve ser realizada uma breve Leitura Melódica ao instrumento, à primeira vista, de trecho musical simples escolhido pela banca.

Na prova de PERCEPÇÃO MUSICAL:

  1. A) Deve ser realizada Leitura Rítmica escrita em Compasso Simples ou Composto, com a presença de Células Rítmicas Diversificadas (Síncope, Contratempo, Quiáltera, Ligaduras).

 

AUDIÇÕES COM VAGAS LIMITADAS Para Violinos, violas, e contrabaixos!

 

COMO SE INSCREVER

Inscrições abertas entre 01 e 24 de Agosto, via formulário eletrônico disponível através deste link.

As inscrições são gratuitas e deverão ser encaminhadas pelos concorrentes individualmente (para os menores de idade, com a documentação do responsável legal) ou pelos representantes dos projetos ou instituições de ensino musical, atendendo às solicitações listadas neste edital.

Importante: Só serão aceitas as inscrições preenchidas integralmente. No caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail academia.juvenil@opes.com.br ou pelo telefone (21) 2551-5595.

RESULTADO DAS AUDIÇÕES

O resultado final será publicado em nosso site na semana posterior a realização das Audições e enviado aos participantes por e-mail. A recepção dos novos alunos e início das atividades letivas do programa ocorrerá no sábado, 02 de Setembro, às 09 horas, no mesmo local das provas.

 

 

Patrocinadores

Mantenedora OPES

Patrocínio

Realização