Cristiano Alves

Clarinetes

Doutor em Música pela UNICAMP e Mestre pela UFRJ, Cristiano Alves iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade e aos dez teve os primeiros contatos com a clarineta, na Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, sob a orientação do maestro Affonso Reis. Natural de Niterói, foi aluno de José Carlos de Castro e recebeu orientações de muitos de nossos grandes clarinetistas brasileiros, bem como de inúmeros e renomados professores internacionais. Detentor de diversas premiações em importantes concursos, graduou-se com summa cum laude pela UFRJ. Participou de centenas de gravações sinfônicas e camerísticas, atuando ainda junto a grandes artistas da MPB. Apresentando-se com freqüência no exterior, é regularmente convidado a realizar recitais, concertos e masters classesem países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Suíça, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia, Eslovênia, Cingapura e Vietnã. Em 2005, lançou seu primeiro CD, junto à pianista Tamara Ujakova, o qual figurou como finalista do Prêmio Tim, sendo considerado um dos três melhores lançamentos de música erudita no Brasil.

É professor efetivo da cadeira de clarinetas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo seus alunos vencidos inúmeros e importantes concursos, ocupando também destacados postos em orquestras e universidades brasileiras. O referido curso recebeu do “Prêmio Banco Real”, menção como um dos três melhores cursos universitários, entre todas as áreas e instituições do país, em 2004.

Atua em duo com o pianista Ricardo Ballestero, tendo se apresentado também com artistas como Maria João Pires, Jean Louis Steurmann, Fany Solter e Ricardo Castro. Com destacada carreira como solista, apresenta-se frequentemente à frente de orquestras sul-americanas, sendo responsável pelas primeiras audições, no Rio de Janeiro, dos concertos de Carl Nielsen, Jean Françaix e John Corigliano, além de diversas outras estreias nacionais e mundiais.

Há mais de 20 anos colabora com os naipes de orquestras como OPES, OSB, OSESP, OSTM, Orquestra do Mercosul, entre tantas outras. Leciona em diversos Festivais de Música, tais como os realizados em Campos do Jordão (SP), Jaraguá do Sul (SC), Buenos Aires, Tucumán e Mendoza (Argentina), Manizales (Colômbia), Curitiba (PR), Brasília (DF), Ouro Branco (MG), Tatuí (SP), Recife e Olinda (PE), Domingos Martins (ES), Campos dos Goytacazes (RJ), além de ministrar, regularmente, workshops em inúmeras outras cidades brasileiras, bem como nas Américas do Sul e do Norte e Europa. Para a atual temporada estão programadas participações como docente, recitalista e palestrante em variadas cidades brasileiras, bem como em Portugal, Argentina, Peru, Colômbia e África do Sul.

Cristiano Alves é artista “Rico Reeds”, “Rossi Clarinets” e “Bay Mouthpieces”.

Patrocinadores

Mantenedora

Apoio Institucional

Patrocínio

Transporte Oficial

Transporte Aéreo Oficial