Pedro Sá

Tímpanos

Líder de Naipe

Pedro Sá juntou-se a Opes em 2002, tendo feito a primeira audição mundial da Concertante para Tímpanos e Orquestra, de Dimitri Cervo, encomendada por ele ao compositor brasileiro, obra que constitui-se no primeiro concerto para tímpanos e orquestra sinfônica completa escrito no Brasil. Com a Opes participou da turnê para o México e se apresentou sob a batuta de Antoni Wit, além de ter interpretado Krzysztof Penderecki sob regência do próprio compositor. Antes de se juntar a Opes, foi timpanista solo da OSB (na qual ingressou aos dezesseis anos de idade – fato raro em uma orquestra profissional), sob a regência de Isaac Karabtchevsky, durante doze anos, tendo tocando com Luciano Pavarotti, Jean-Pierre Rampal, Lorin Maazel, Jean-Claude Casadesus, e entre outros, realizado concertos por todo o Brasil e no Lincoln Center, em Nova York. Com mais de trinta anos de experiência como timpanista profissional, iniciou sua carreira na Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (PR), aos doze anos de idade.

É membro fundador do Duo Sá de Percussão, juntamente com Janaína Sá, tendo se apresentado na PASIC (Percussive Arts Society International Convention), nos Estados Unidos, o maior e mais prestigioso festival de percussão do mundo, por dois anos consecutivos (algo bastante incomum nessa convenção), nas edições de 2015 em San Antonio (Texas), tocando no International Showcase Concert, e tendo sido convidado para proferir palestra (Symphonic Clinic/Performance Session) em 2016, em Indianapolis, sobre a Percussão em Villa-Lobos. O duo estreou diversas obras em outros festivais de percussão, em edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, e recentemente se juntou ao Duo Bretas-Kevorkian para interpretar a Sonata para Dois Pianos e Percussão, de Béla Bartók, em 2016. Sá integra também o Abstrai Ensemble, grupo de câmara que combina o uso de novas tecnologias e instrumentos musicais tradicionais através da improvisação, indeterminação e aleatoriedade.

 

Mestre em Música pela Uni-Rio, com a Dissertação sobre Notação para Instrumentos com Som de Altura Indeterminada, estudou percussão com Luiz D’Anunciação e Miquel Bernat, vibrafone com Arthur Lipner e harmonia, orquestração/instrumentação e análise musical com Nelson de Macêdo. Nos Estados Unidos teve aulas particulares de tímpanos com Jack Brennan, timpanista solo da Indianapolis Symphony Orchestra (ISO), com quem mantém permanente contato. Ainda em Indianapolis e San Antonio, durante as PASIC(s) de 2011 a 2016, assistiu a dezenas de clinics e symphonic labs de percussionistas como Vic Firth, Stanley Leonard, Sal Rabbio, Anthony Cirone, Leigh Howard Stevens, Gordon Stout, Mark Ford, Nancy Zeltsman, Robert van Sice, Michael Rosen, Chris Lamb, John Tafoya, Jauvon Gilliam, Ed Stephan, Brian Jones, Keith Aleo, Gene Koshinski, Christopher Deane, Will James e Rob Knopper, entre outros.

Desde 2007 é Professor de Percussão da Escola de Música da UFRJ, atuando como Diretor do Grupo de Percussão da UFRJ e entre suas diversas contribuições na universidade, criou o Laboratório de Percussão, curso que orienta o aluno de composição a escrever para a percussão. É também Pesquisador Associado do Museu Instrumental Delgado de Carvalho, o primeiro museu virtual de instrumentos musicais do Brasil, colaborando paralelamente como consultor da percussão em projetos semelhantes desenvolvidos em parceria com o Museu Villa-Lobos, o Instituto Moreira Salles e a Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Frequentemente leciona em festivais de férias em diversos estados do Brasil e além de ser colunista da Revista Modern Drummer Brasil, é colaborador do site Ritmismo.com (São Paulo) e escreve artigos para o periódico Percussive Notes (Indianapolis).

 

Pedro Sá orgulhosamente é Artista Endorser/Performer–Clinician das norte americanas Black Swamp Percussion, JGpercussion e Encore Mallets, Inc. e da canadense Sabian Cymbals, colaborando também como consultor desses fabricantes na produção de instrumentos musicais de percussão e baquetas.

Patrocinadores

Mantenedora

Apoio Institucional

Patrocínio

Transporte Oficial

Transporte Aéreo Oficial