imagem de destaque da página Direção Artística e Músicos

MÚSICOS

MÚSICOS

Pedro Sá

Líder de Naipe

Timpanista solo da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 2002, Pedro Sá realizou junto a essa orquestra a primeira audição mundial do Concertante para Tímpanos e Orquestra de Dimitri Cervo, escrito e dedicado a ele. Tendo realizado turnês com a Orquestra por todo o Brasil e México, é timpanista profissional há quatro décadas. Ingressou na OSB aos dezesseis anos de idade como primeiro timpanista – fato raro em uma orquestra profissional –, e se apresentou no Lincoln Center (Nova York), além de ter tocado com Luciano Pavarotti, Placido Domingo, Jose Carreras e Kurt Masur, entre outros, gravando dezenas de CDs. Iniciou sua carreira aos 12 anos, na Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.

 

Estudou percussão com Luiz D’Anunciação, além de ter frequentado renomados cursos como o OPI (Oberlin Percussion Institute) em Ohio, onde teve como professores Michael Rosen, Tom Sherwood e Rusty Burge. No Cleveland Institute of Music, estudou tímpanos com Paul Yancich (Cleveland Orchestra). Como professor visitante, Pedro lecionou e realizou concertos no Oberlin Conservatory e na UNCG em Greensboro (Carolina do Norte), onde se apresentou com o UNCG Percussion Ensemble.

 

Doutor e Mestre em Música pela Unirio, é Professor de Percussão da Escola de Música da UFRJ, atuando como Diretor do Grupo de Percussão da UFRJ e também colaborando como consultor da percussão em museus no Brasil (Museu Villa-Lobos, Museu Virtual de Instrumentos Musicais) e em Portugal (Universidade Nova de Lisboa). Inovou ao criar o Laboratório de Percussão da UFRJ, que ensina a escrita da percussão a alunos de composição, contribuindo dessa forma com a expansão e evolução do repertório para grupo de percussão. Regularmente escreve artigos para a Percussive Notes, o periódico da sociedade de percussão PAS, da qual é membro desde 1986 .

 

Como percussionista camerista, integra o Abstrai Ensemble, grupo que trabalha principalmente em colaborações com compositores vivos (brasileiros e estrangeiros), interagindo também com tecnologias digitais (eletroacústica e música mista).  Juntamente com Janaina Sá, é membro fundador do Duo Sá de Percussão, tendo realizado recitais e ministrado palestras na PASIC (Percussive Arts Society International Convention) – o maior e mais prestigioso “evento” de percussão do planeta –, nas edições de 2015 em San Antonio (Texas), e de 2016 e 2023, em Indianápolis.

Pedro Sá
background 2

PATROCINADORES

PATROCINADORES

Lei de incentivo à cultura
PATROCINIO OFICIAL
APOIO
REALIZAÇÃO