A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica reúne jovens de 14 a 20 anos, oriundos de projetos sociais musicais e orquestras comunitárias da região metropolitana do Rio de Janeiro, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional.
Durante 2 anos de programa, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra. Além disso, têm a oportunidade ímpar de receber aulas de seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica.
A Academia Juvenil iniciou em março de 2012 e conta com o patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica, que oferece bolsas parciais e totais (auxílio transporte, alimentação, material didático).
Nosso objetivo é criar um laboratório de aperfeiçoamento técnico e artístico para jovens artistas, constituindo uma rede de contribuição entre os projetos musicais existentes na região metropolitana do Rio de Janeiro e entre esses projetos e a Orquestra Petrobras Sinfônica.
Nossas atividades se completam com um Atendimento técnico-social da maior relevância, constituído de auxilio para transporte e alimentação de todos os alunos, serviço médico e odontológico oferecido gratuitamente pela ONG Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) , acompanhamento de rendimento escolar pelos profissionais da orquestra, melhoria do equipamento por meio do projeto Dando Corda, onde um banco de cordas e instrumentos é criado exclusivamente para uso acadêmico dos alunos e, finalmente, estudos de repertório específico, acompanhados também pelos professores.
Nosso programa de estudos é dividido em três partes:
Aulas individuais semanais com os professores da orquestra em horários diferenciados.
Ditado e solfejo (básico e avançado), Harmonia e contraponto, Análise musical, Estética e História da Música com professores da orquestra.
Prática de conjunto (Orquestra da Academia) aos sábados pela manhã e tarde, além da frequência à programação da OPES (Ingresso Acadêmico).