Academia juvenil

A ACADEMIA JUVENIL

A ACADEMIA JUVENIL

AUDIÇÕES 2024.2

 

Edital: bit.ly/Edital_AJ24
Inscrições: bit.ly/inscricao_AJ24 – até 25 de julho

 

A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica está com vagas abertas para jovens musicistas. Temos vagas para estudantes de contrabaixo, clarineta, fagote e trompa.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 25 de julho de 2024. A seleção será por meio de testes individuais de solfejo, leitura rítmica e de instrumento, e realizada no dia 27 de julho, a partir das 9h, na Fundição Progresso.

 

Pré-requisitos:
– Ter entre 15 e 20 anos de idade;
– Residir na região metropolitana do Rio de Janeiro;
– Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, com formação musical básica ou intermediária.

 

SOBRE A ACADEMIA JUVENIL:
Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é um projeto socioeducativo com o patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica. Há 12 anos, a Academia oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional.

 

Durante dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 32 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.

 

Em 2022, em comemoração ao seu décimo aniversário, a Academia Juvenil realizou uma série de concertos em espaços tradicionais do Rio de Janeiro. Além disso, a trajetória de uma década da Academia foi contada em um documentário. Confira aqui:

ATIVIDADES

ATIVIDADES

Nosso programa de estudos é dividido em três partes:

1

APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO-INSTRUMENTAL.

Aulas individuais semanais com os professores da orquestra em horários diferenciados.

2

APERFEIÇOAMENTO EM PERCEPÇÃO E TEORIA MUSICAL

Aulas de Teoria e Percepção Musical, dividas em turmas de nível básico-intermediário e intermediário-avançado com foco no aperfeiçoamento do aluno e preparação para as provas de THE das universidades de Música.

3

APERFEIÇOAMENTO ARTÍSTICO

Prática de conjunto (Orquestra da Academia) aos sábados pela tarde, além da frequência à programação da OPES (Ingresso Acadêmico).

PROFESSORES

PROFESSORES

background 2

PATROCINADORES

PATROCINADORES

PATROCINIO OFICIAL
APOIO
REALIZAÇÃO