
A ACADEMIA JUVENIL
A ACADEMIA JUVENIL
12/07 – CONCERTO DE INVERNO
No próximo dia 12 de julho (sábado), às 11h, a nova geração de músicos da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica sobe ao palco do tradicional Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música da UFRJ) para apresentar seu Concerto de Inverno. O concerto. que é gratuito, representa um momento essencial na formação de jovens talentos e é uma oportunidade única para o público conhecer de perto o futuro da música sinfônica brasileira.
Este evento traz um toque especial: o oboísta Pedro Bayer, primeiro egresso da Academia a conquistar uma vaga no corpo orquestral da Petrobras Sinfônica, retorna agora como solista convidado. Uma história de inspiração viva para os alunos e para todos que acreditam no poder transformador da música.
Para completar essa celebração, o concerto contará também com a participação especial do Grupo de Percussão da FUNDEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia), enriquecendo a sonoridade da nossa orquestra e reafirmando a importância das parcerias na música.
No repertório, obras que dialogam com nossas raízes e a música universal — de Villa-Lobos a Piazzolla, de Morricone a Arriaga, passando pela inventividade contemporânea de Elodie Bouny e Dimitri Cervo.
Concerto de Inverno
Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica
Sammy Fuks e Tomaz Soares, regência
Pedro Bayer, oboé
Participação Especial: Grupo de Percussão da FUNDEC
ELODIE BOUNY
Suíte Infância Brasileira
I. Boitatá, a cobra de fogo
II. Cuca
III. Iara, a chamada das Sereias
IV. O Lobisomem
ENNIO MORRICONE
Gabriel’s oboe (do filme A Missão)
arranjo de Diogo Pereira
ASTOR PIAZZOLLA
Oblivion: para oboé e cordas
arranjo de Diogo Pereira
JUAN CRISÓSTOMO ARRIAGA
Sinfonia para grande orquestra
I. Adagio – Allegro vivace
II. Andante
IV. Allegro con moto
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas brasileiras nº 2
IV. Toccata | O trenzinho do Caipira
arranjo de Vittor Santos
DIMITRI CERVO
Sítio do Pica-Pau Esotérico
SOBRE A ACADEMIA JUVENIL
Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional.
Durante dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 32 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.
Em 2022, em comemoração ao seu décimo aniversário, a Academia Juvenil realizou uma série de concertos em espaços tradicionais do Rio de Janeiro. Além disso, a trajetória de uma década da Academia foi contada em um documentário. Confira aqui:
ATIVIDADES
ATIVIDADES
Nosso programa de estudos é dividido em três partes:
1
APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO-INSTRUMENTAL.
Aulas individuais semanais com os professores da orquestra em horários diferenciados.
2
APERFEIÇOAMENTO EM PERCEPÇÃO E TEORIA MUSICAL
Aulas de Teoria e Percepção Musical, dividas em turmas de nível básico-intermediário e intermediário-avançado com foco no aperfeiçoamento do aluno e preparação para as provas de THE das universidades de Música.
3
APERFEIÇOAMENTO ARTÍSTICO
Prática de conjunto (Orquestra da Academia) aos sábados pela tarde, além da frequência à programação da OPES (Ingresso Acadêmico).