11h
YouTube
Clique aqui e acesse o concerto no YouTube
A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta uma homenagem aos 250 anos do compositor alemão Ludwig van Beethoven, um dos mais respeitados e influentes nomes da música clássica de todos os tempos. No Festival Beethoven, serão apresentadas quatro sinfonias que definem a história do compositor, assim como suas obras de música de câmara, em seis apresentações que serão transmitidas online, gratuitamente, diretamente da Sala Cecília Meireles (RJ). O Festival Beethoven acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro, com transmissão ao vivo dos ensaios abertos e dos concertos, no canal do YouTube da orquestra.
Abrindo o último dia do Festival Beethoven, o regente Mateus Araújo conduz a orquestra na versão para sopros, tímpanos e contrabaixo da Sinfonia nº 7, em Lá maior, op. 92.
Mateus Araújo estudou regência com Eleazar de Carvalho e Henrique Gregori, e foi bolsista convidado do Festival de Aspen em 2000 e 2001. Foi selecionado para o concurso mundial de regência de Lorin Maazel em 2002 e passou a apresentar-se como regente convidado das orquestras sinfônicas do Theatro Municipal de São Paulo, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná e do Teatro Nacional Claudio Santoro de Brasília, entre outras, além de orquestras no Chile, na Espanha e na Inglaterra.
Mateus Araújo, regente
Rodrigo Herculano, oboé
Francisco Gonçalves, oboé
Cristiano Alves, clarineta
Igor Carvalho, clarineta
Ariane Petri, fagote
Paulo Andrade, fagote
Mauro Ávila, contrafagote
Josué Soares, trompa
Francisco de Assis, trompa
Pedro Sá, tímpanos
Ricardo Candido, contrabaixo
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Sinfonia nº 7, em Lá maior, op. 92 (versão para sopros, tímpanos e contrabaixo)*
I. Poco sostenuto – Vivace
II. Allegretto
III. Presto
IV. Allegro con brio
*Versão para sopros original do compositor e adaptação para tímpanos por Mateus Araújo.
Clique aqui e acesse o concerto no YouTube
Para a realização das transmissões online dos ensaios abertos e dos concertos, a Orquestra Petrobras Sinfônica segue estritamente todas as orientações emitidas pelos órgãos oficiais responsáveis frente à pandemia da COVID-19. Além do aconselhamento permanente de uma equipe de saúde, foram implementados diversos protocolos de segurança recomendados pela Fundação Oswaldo Cruz exclusivamente para este evento. A Orquestra adotará medidas como: distanciamento de dois metros entre os músicos no palco, confecção e utilização de chapas de acrílicos para músicos de sopro, estantes e partituras individualizadas, testagem de todos os membros para o COVID-19 (RT-PCR), troca de máscaras constantes, monitoramento prévio e constante da saúde dos participantes, acompanhamento de um profissional responsável pela higienização de pessoas, superfícies, instrumentos e objetos, entre outros.