fbpx
Imagem de destaque do concerto Festival Beethoven – Concerto 5 (25/10 às 11h)
Outubro
25
Domingo

Festival Beethoven – Concerto 5 (25/10 às 11h)

Mateus Araújo, regente

Horário

11h

Local

YouTube

Clique aqui e acesse o concerto no YouTube

 

A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta uma homenagem aos 250 anos do compositor alemão Ludwig van Beethoven, um dos mais respeitados e influentes nomes da música clássica de todos os tempos. No Festival Beethoven, serão apresentadas quatro sinfonias que definem a história do compositor, assim como suas obras de música de câmara, em seis apresentações que serão transmitidas online, gratuitamente, diretamente da Sala Cecília Meireles (RJ). O Festival Beethoven acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro, com transmissão ao vivo dos ensaios abertos e dos concertos, no canal do YouTube da orquestra.

Abrindo o último dia do Festival Beethoven, o regente Mateus Araújo conduz a orquestra na versão para sopros, tímpanos e contrabaixo da Sinfonia nº 7, em Lá maior, op. 92.

Mateus Araújo estudou regência com Eleazar de Carvalho e Henrique Gregori, e foi bolsista convidado do Festival de Aspen em 2000 e 2001. Foi selecionado para o concurso mundial de regência de Lorin Maazel em 2002 e passou a apresentar-se como regente convidado das orquestras sinfônicas do Theatro Municipal de São Paulo, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná e do Teatro Nacional Claudio Santoro de Brasília, entre outras, além de orquestras no Chile, na Espanha e na Inglaterra.

 

Mateus Araújo, regente

 

Rodrigo Herculano, oboé

Francisco Gonçalves, oboé

Cristiano Alves, clarineta

Igor Carvalho, clarineta

Ariane Petri, fagote

Paulo Andrade, fagote

Mauro Ávila, contrafagote

Josué Soares, trompa

Francisco de Assis, trompa

Pedro Sá, tímpanos

Ricardo Candido, contrabaixo

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN

Sinfonia nº 7, em Lá maior, op. 92 (versão para sopros, tímpanos e contrabaixo)*

 

I. Poco sostenuto – Vivace

II. Allegretto

III. Presto

IV. Allegro con brio

 

*Versão para sopros original do compositor e adaptação para tímpanos por Mateus Araújo.

 

 

Clique aqui e acesse o concerto no YouTube

 

Para a realização das transmissões online dos ensaios abertos e dos concertos, a Orquestra Petrobras Sinfônica segue estritamente todas as orientações emitidas pelos órgãos oficiais responsáveis frente à pandemia da COVID-19. Além do aconselhamento permanente de uma equipe de saúde, foram implementados diversos protocolos de segurança recomendados pela Fundação Oswaldo Cruz exclusivamente para este evento. A Orquestra adotará medidas como: distanciamento de dois metros entre os músicos no palco, confecção e utilização de chapas de acrílicos para músicos de sopro, estantes e partituras individualizadas, testagem de todos os membros para o COVID-19 (RT-PCR), troca de máscaras constantes, monitoramento prévio e constante da saúde dos participantes, acompanhamento de um profissional responsável pela higienização de pessoas, superfícies, instrumentos e objetos, entre outros.

Compartilhe
gratuito 2020 Mundo classico Outubro

Patrocinadores

Mantenedora

Patrocinador

  • Aliansce
  • ISS Rio

Apoio

  • Fundição Progresso
  • Teatro Municipal do RJ
  • Secretaria de Cultura do RJ
  • MEC FM
  • UCI
  • Consulado da Argentina
  • JBFM

Realização

  • Gov Federal