fbpx
Imagem de destaque do concerto Petrobras Sinfônica Na Sala
Novembro
22
Sexta

Petrobras Sinfônica Na Sala

Leonardo David, regente

Horário

20h

Local

Sala Cecília Meireles

A Orquestra Petrobras Sinfônica receberá o maestro Leonardo David para a Temporada 2019 da série de concertos “Na Sala”, que reúne apresentações na Sala Cecília Meireles. Os concertos serão nos dias 22 e 23 de novembro (sexta e sábado), sempre às 20h, com ingressos a partir de R$20. Os repertórios serão compostos exclusivamente de obras de compositores brasileiros.

O programa contará com a obra “Sinfonietta Prima”,  composta pelo compositor, maestro e musicólogo Ernani Aguiar em 1990 e cuja inspiração vem da música popular brasileira, contemplando a modinha, marcha rancho, dança de caboclinhos e até ritmo do xaxado típico do nordeste.

Do compositor cearense Liduino Pitombeira haverá “Concerto para violoncelo e orquestra, Op.53”, cuja obra foi originalmente dedicada ao grande violoncelista americano Dennis Parker, da Louisiana State University, e que tem recebido excelentes interpretações da violoncelista Nora Fortunato, retratando, na perspectiva do compositor, a atmosfera de três lugares na América do Sul. O primeiro movimento, Porto Alegre, se refere a essa cidade onde Parker viveu e trabalhou e funciona como uma abertura “quase-poulenciana” para toda a obra. O segundo, um movimento lento, retrata sua primeira impressão da tradicional cidade de João Pessoa, para onde fez viagens periódicas a fim de estudar composição com José Alberto Kaplan, entre 1991 e 1998. O último movimento, Buenos Aires, é inspirado na música de Astor Piazolla. Além disso, o programa também contará a obra “Concerto para viola nº2, Op.192”, que terá estreia mundial realizada pelo violista brasileiro Fernando Thebaldi e mescla sonoridades brasileiras com aspectos estilísticos de três grandes compositores americanos do século XX: Carl Ruggles, Samuel Barber e Aaron Copland.  Em cada um dos movimentos há citação velada de fragmentos de obras desses compositores: Sun-treader (Ruggles), Adagio for Strings (Barber) e Piano Sonata (Copland). Uma série de doze notas permeia a integralidade da obra servindo como repositório de gestos melódicos e harmônicos.

Por fim, também será apresentado o “Concertino para flauta, fagote e orquestra de cordas”, do compositor Mario Tavares, composta em  1959 para o concurso “Musica e Músicos do Brasil”, promovido pela Rádio Ministério da Educação. Após receber o prêmio, a obra foi estreada publicamente em 1960 tendo como solistas Noel Devos (fagote) e Moacyr Liserra (flauta). O Concertino está dividido em três movimentos: Allegro,  Moderato e Vivo Scherzando.  O diálogo entre flauta, fagote e orquestra é inspirado pela estética nacionalista, uma das principais características do compositor.

 

PROGRAMAÇÃO

Leonardo David, regente

Sammy Fuks, flauta

Ariane Petri, fagote

Eleonora Rodrigues, violoncelo

Fernando Thebaldi, viola

 

MARIO TAVARES

Concertino para flauta, fagote e orquestra de cordas

  1. Allegro
  2. Moderato
  3. Allegro e scherzando

 

 

LIDUINO PITOMBEIRA

Concerto para violoncelo e orquestra, Op.53

  1. Porto Alegre
  2. João Pessoa
  3. Buenos Ayres

 

LIDUINO PITOMBEIRA

Concerto para viola nº2, Op.192

  1. Ruggles
  2. Barber
  3. Copland

 

ERNANI AGUIAR

Sinfonietta Prima

  1. Allegro con Brio
  2. Lento Assai | Marcha-Rancho
  3. Vivace

 

 

SERVIÇO:

 

Datas e horários: 22 e 23/11 (sexta-feira e sábado, 20h)

Local: Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa, 47 – Lapa

Telefones: (21) 2332-9223

Ingressos (preços referentes à entrada tipo inteira):

Plateia e Plateia Superior – R$40, à venda pelo ingressorapido.com.br

Capacidade: 670 lugares

Classificação: livre

Compartilhe
pago 2019 Mundo classico Novembro

Patrocinadores

Mantenedora

Patrocinador

  • Aliansce
  • ISS Rio

Apoio

  • Fundição Progresso
  • Teatro Municipal do RJ
  • Secretaria de Cultura do RJ
  • MEC FM
  • UCI
  • Consulado da Argentina
  • JBFM

Realização

  • Gov Federal