Imagem de destaque página Programação

EVENTO

EVENTO

Concerto de Inverno – Academia Juvenil

Sammy Fuks, Tomaz Soares, regente

ícone de calendário

Data

04 de Julho

Sábado

Horário

11:00

ícone de localização

Local

Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música da UFRJ)

No próximo dia 4 de julho (sábado), às 11h, os estudantes da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica sobem ao palco do tradicional Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música da UFRJ) para apresentar seu Concerto de Inverno. O concerto, que é gratuito, representa um momento essencial na formação de jovens talentos e é uma oportunidade única para o público conhecer de perto o futuro da música sinfônica brasileira.

 

Sob regência dos maestros Sammy Fuks e Tomaz Soares — que também atua como solista de violino no concerto —, a apresentação contará ainda com a participação do clarinetista Leandro Nascimento, egresso da Academia Juvenil e premiado em diversos concursos, e dos alunos do Grupo de Percussão da FUNDEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência e Tecnologia). A participação dos convidados amplia as possibilidades sonoras da orquestra e reafirma a importância das parcerias na formação musical.

 

O repertório do Concerto de Inverno constrói uma ponte entre o erudito e o popular, revelando diferentes formas de contar histórias através da música de distintos períodos. De Vivaldi e Mozart, com sua elegância e brilho orquestral, a Weber, em um concertino de grande expressividade para clarineta, o programa também celebra a força criativa de compositores brasileiros como Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga e Dorival Caymmi.

 

Concerto de Inverno
Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica

 

Sammy Fuks, regência
Tomaz Soares, regência e violino
Leandro Nascimento, clarineta
Participação Especial: Grupo de Percussão da FUNDEC

 

ANTONIO LUCIO VIVALDI
Concerto para violino, op. 3, nº 6, em lá menor, RV 356

I. Allegro

II. Largo

III. Presto

 

CARLOS GOMES
Sonata, em ré maior
I. Allegro animato

 

WOLFGANG AMADEUS MOZART
O empresário, K. 486
Ouverture | Presto

 

CARL MARIA VON WEBER
Concertino para clarineta e orquestra, em Mi bemol maior, op. 26

I. Adagio ma non troppo

II. Andante

III. Allegro

 

CARLOS GOMES
Quem sabe?

versão para clarineta e orquestra

 

CHIQUINHA GONZAGA
Corta-Jaca | Forrobodó

arranjo por Jessé Sadoc

 

DORIVAL CAYMMI
Suíte do pescador

arranjo por Jamberê

 

background 2

PATROCINADORES

PATROCINADORES

Lei de incentivo à cultura
PATROCINIO OFICIAL
APOIO
REALIZAÇÃO