EVENTO
EVENTO
TOM E VILLA SINFÔNICO
Felipe Prazeres, regente
Data
31 de Julho
Sábado
Horário
20:00
Local
Youtube
Clique aqui e acesse nosso canal do YouTube.
Retratar as belezas infinitas da cidade maravilhosa parece até mesmo uma tarefa fácil quando paramos para ouvir as obras de Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos, tamanha é a beleza das composições desses dois gênios da música. A Orquestra Petrobras Sinfônica promete um concerto à altura de tamanha emoção, com arranjos especialmente criados pelo produtor e arranjador musical Mário Adnet e as participações especiais dos cantores Jane Duboc e Zé Renato. A apresentação especial do Rio de Janeiro acontece no dia 31 de julho, sábado, às 20h, no canal de Youtube, de graça para todo o Brasil https://www.youtube.com/c/OPESinfonica, onde serão homenageados a bossa nova, do maestro Tom Jobim e o clássico de Villa-Lobos, ambos cariocas da gema. Antes do concerto haverá um bate-papo online, também no canal de YouTube com o músico e membro da Diretoria Artística da Petrobras Sinfônica, Cristiano Alves, o ator e cantor Paulo Szot, e o diretor do MAM, Fabio Szwarcwald. No mesmo dia, às 11h da manhã, acontece a apresentação do Concerto Infantil Bebeethoven (mais informações abaixo).
“No Rio, vamos celebrar dois dos maiores compositores do país e reconhecidos internacionalmente: Heitor Villa-Lobos, que inclusive muito influenciou o outro homenageado, Tom Jobim. A gente vai mesclar nesse espetáculo, concebido pelo Mário Adnet, grande arranjador e compositor, uma coletânea de obras desses dois gênios da música: Villa-Lobos, o maior compositor das Américas, e Tom Jobim, um dos nomes que melhor representa o Brasil lá fora, até hoje. E, por acaso, ambos são cariocas” adianta Felipe Prazeres, spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica.
No repertório, estão previstas canções do maestro Heitor Villa-Lobos, considerado “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira, como “A Menina das Nuvens”, “Ondulado”, “Realejo”, entre outras. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido pelo nome artístico Tom Jobim, é considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores do movimento da bossa nova, com sua música e melodia, ao lado da letra e poesia de Vinicius de Moraes e da voz e violão de João Gilberto. Sucessos em versões sinfônicas de clássicos como “Wave”, “Se todos fossem iguais a você” e “Imagina” estarão garantidas na luxuosa apresentação em homenagem à cidade maravilhosa.
Turnê Online 2021: Por conta da pandemia do coronavírus, a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza sua turnê de forma online, dedicando um dia para cada cidade que faria parte de seu roteiro presencial, mas que poderá ser acessado de todo o Brasil. De 22 de julho a 01 de agosto, com transmissão gratuita em seu canal de YouTube, haverá apresentações especiais para as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e Curitiba. A escolha dos repertórios populares foi pensada com o intuito de levar concertos inéditos, além de espetáculos que estavam previstos para esse ano, mas tiveram que ser adiados por causa da pandemia da Covid-19. No repertório, destaque para a bossa-nova de Tom Jobim e o clássico de Heitor Villa-Lobos, a homenagem aos 80 anos do rei Roberto Carlos, passando pelo sertanejo de Marília Mendonça, medley do É Tchan, pop do Skank e do internacional Coldplay até o rock de Legião Urbana e Metallica. Tudo em versão sinfônica.
PROGRAMAÇÃO
FELIPE PRAZERES, REGENTE
Arranjos de Mario Adnet
ANTONIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM
JOSÉ LUIZ RODRIGUES CALAZANS
O boto
ANTONIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM
MARCUS VINICIUS DA CRUZ DE MELLO MORAES
Derradeira primavera
ANTONIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM
FRANCISCO BUARQUE DE HOLLANDA
Imagina
ANTONIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM
MARCUS VINICIUS DA CRUZ DE MELLO MORAES
Modinha
ANTONIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM
Quebra pedra
ANTONIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM
MARCUS VINICIUS DA CRUZ DE MELLO MORAES
Se todos fossem iguais a você
ANTONIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM
Wave
HEITOR VILLA-LOBOS
A menina das nuvens
HEITOR VILLA-LOBOS
Abril
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas brasileiras nº 5
II. Dança (martelo)
HEITOR VILLA-LOBOS
MANUEL CARNEIRO DE SOUSA BANDEIRA FILHO
Modinha
HEITOR VILLA-LOBOS
Ondulado
ALVARO MOREYRA
HEITOR VILLA-LOBOS
Realejo
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas brasileiras nº 2
IV. Tocata (o trenzinho do caipira)