EVENTO
EVENTO
Villa-Lobos: canções do Guia Prático
Data
19 de Agosto
Sábado
Horário
11:00
Local
MAM Rio
Canções como “Pai Francisco”, “Escravos de Jó”, “Cai cai, Balão”, “Capelinha de Melão” e “A Machadinha” fazem parte da infância de diferentes gerações. Essas e outras cantigas do folclore brasileiro estão no repertório do concerto gratuito que o Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta no dia 19 de agosto (sábado), às 11h, nos pilotis do Museu de Arte Moderna – MAM Rio. Voltado para as crianças e suas famílias, o programa conta com 20 músicas do Guia Prático de Villa-Lobos com inovadores arranjos de Vittor Santos. A Orquestra Petrobras Sinfônica e o MAM são patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural.
O Guia Prático de Villa-Lobos é uma coletânea com mais de 100 arranjos criados pelo compositor nos anos 1930 para inúmeras manifestações artísticas populares brasileiras. Como grande entusiasta da educação musical, Villa-Lobos registrou, em suas viagens pelo país, as canções tradicionais infantis de diferentes regiões, solidificando um legado essencial da nossa herança musical.
O Grupo de câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica é formado pelos seguintes músicos: Fernando Pereira (violino), Carlos Mendes (violino), Fernando Thebaldi (viola e mestre de cerimônia), Marcelo Salles (violoncelo), Ricardo Candido (contrabaixo), Sammy Fuks (flauta), Rodrigo Herculano (oboé), Cristiano Alves (clarineta), Ariane Petri (fagote), Josué Soares (trompa), Nelson Oliveira (trompete), Vinícius Lugon (trompete), João Luiz Areias (trombone) e Anderson Cruz (tuba).
Canções do Guia Prático de Villa-Lobos, volume 1.
arranjos de Vittor Santos
Os Pombinhos
A Dança da Carranquinha
Cai, Cai Balão
Capelinha de Melão
Vamos, Maninha
Bezuntão da Lagoa
Uma, Duas Angolinhas
Viva o Carnaval
Os Escravos de Jó
Hei de Namorar
Padre Francisco
A Praia
O Pião
Cachorrinho
A Cotia
Machadinha
Pai Francisco
Olha Aquela Menina
Meninas, Ó Meninas
Garibaldi foi à Missa
Serviço
Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica
Data: 19 de agosto (sábado), às 11h
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio – Pilotis
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: Livre. Entrada franca