Elione Medeiros
Pernambucano, Elione Medeiros é graduado e mestre em fagote pela UFRJ e Doutor em Música pela UNIRIO. Atuou como fagotista do Quinteto Villa-Lobos por 17 anos e como primeiro fagote solo das orquestras do Teatro Nacional de Brasília e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi docente das classes de Fagote e de Música de Câmara da UNIRIO por 30 anos.
Iniciou seus estudos musicais na Escola de Belas Artes de Recife, com o maestro e professor de fagote Mario Câncio. Em Brasília, estudou na EMB – Escola de Música de Brasília com o professor Helmann Jung. Na UNB, teve aulas com o professor e luthier de fagote Hary Schweizer. Na Escola de Música da UFRJ, recebeu orientação artística do professor Noël Devos.
Como camerista, recitalista e professor, participou de diversas atividades pelo Brasil e exterior, como a Copa da Cultura da Alemanha e os festivais de Londrina, Brasília, Olinda (Mimo), Ourinhos, Campos do Jordão. Ministrou master classes para alunos de fagote em Barra Mansa e em Caracas (Venezuela) a convite da FENOSJIV (Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela) e em Hanói (Vietnã).
Gravou diversos álbuns, entre eles as “16 valsas para fagote solo”, de Francisco Mignone. Colabora como fagotista barroco na OBU – Orquestra Barroca da UNIRIO com um grupo de estudantes e músicos de diversas origens que se dedicam à música barroca, liderados pela professora Doutora Laura Rónai. Elione é músico associado da Orquestra Petrobras Sinfônica.