imagem de destaque da página Direção Artística e Músicos

MÚSICOS

MÚSICOS

Marcelo Bomfim

Flautas

Marcelo Bomfim é bacharel em regência e mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

De janeiro de 1980 a dezembro de 1981 frequentou o curso de especialização da prestigiosa Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, onde estudou flauta com Andreas Blau e música de câmera com Horst Göbel, tendo integrado, como estagiário, a Orquestra Filarmônica de Berlim em concertos dirigidos por Eugen Jochum e Herbert von Karajan.

 

Ao longo de mais de quarenta anos de profissão atuando como primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Orquestra Petrobras Sinfônica, Bomfim teve a oportunidade de colaborar com inúmeros regentes e solistas de renome internacional.

 

Em 2023, a editora Tipografia Musical de São Paulo publicou seu método intitulado “Aprendendo a Tocar Flauta Transversa com Quantz” que tem como objetivo introduzir os jovens estudantes de flauta ao universo estético da música barroca.

 

Atualmente concilia as atividades de músico de orquestra, professor de flauta, regente de coro e compositor.

 

Em 2024, sua composição Quattro Pezzi in Omaggio a Tito Balestra para dois (duas) violinistas (“Quatro Peças em Homenagem a Tito Balestra”) obteve o terceiro lugar no concurso internacional de composição Secondo Orizonte – Musica, na Itália. Mais recentemente, em 2025, obteve o Bronze Award , no Mozart International Music Competition, na Polônia, com o seu Quarteto de Cordas.

 

Sobre seu desempenho como aluno de composição, o ilustre professor alemão H. J. Koellreutter declarou: “Marcelo Bomfim possui um talento fora do comum no domínio da criação musical, […] seus trabalhos mostram um espírito livre de preconceitos estéticos e um alto grau de inteligência”.

Marcelo Bomfim
background 2

PATROCINADORES

PATROCINADORES

Lei de incentivo à cultura
PATROCINIO OFICIAL
APOIO
REALIZAÇÃO